SIMPÓSIO E-COSOFIA REÚNE EMPRESAS E ACADÊMICOS PARA DISCUTIR SUSTENTABILIDADE

SIMPÓSIO E-COSOFIA REÚNE EMPRESAS E ACADÊMICOS PARA DISCUTIR SUSTENTABILIDADE

O centro de Pesquisa ATOPOS (ECA-USP) promove simpósio para discutir ecologia, redes digitais e sustentabilidade. O evento é gratuito e terá participação do sociólogo francês Michel Maffesoli

O Centro de Pesquisa Atopos organiza no dia 16 de outubro, no Teatro Aliança Francesa, a segunda edição nacional do Simpósio e-cosofia. Com a presença do sociólogo francês Michel Maffesoli (Universidade Paris V - Sorbonne, CNRS France) e dos professores Gil Marques (STI-USP) e Massimo Di Felice (ECA-USP), o evento irá propor a criação de uma rede internacional de pesquisa e inovação em redes digitais e sustentabilidade, da qual todos os projetos, organizações e instituições presentes serão convidados a fazer parte. Dentre os participantes da mesa redonda estarão Juliana Nunes (Diretora de Relações Institucionais da Unilever), Rodolfo Guttilla (Diretor de Assuntos Corporativos e Relações Governamentais da Natura) e Sandro Marques (Superintendente do Santander).

Em sua segunda edição no Brasil, o simpósio é um projeto do Centro de Pesquisa Atopos da ECA-USP (Escola de Comunicações e Artes – Universidade de São Paulo), criado a partir da necessidade de constituir um espaço de diálogo e de trocas entre universidades, empresas e atores sociais que entendem a sustentabilidade como um desafio e um caminho de transformação de seus pensamentos e áreas de atuação.

O e-cosofia parte do conceito de que a informatização e a possibilidade de monitoramento digital das interações com o nosso ambiente promovem o surgimento de um novo tipo de cultura ecológica. Para a e-cosofia, a reflexão e análise dessa nova realidade vão além das teorias acadêmicas, podendo ser difundidas e implantadas em ações sustentáveis nas empresas e no chamado terceiro setor.

 

Programação:

16 de outubro

09h00 – Abertura

· Prof. Gil Marques (STI-USP), Prof. Massimo Di Felice (ECA-USP), representantes das empresas apoiadoras da Rede Internacional de Pesquisa e Inovação em Redes Digitais e Sustentabilidade.

· 09h30–Sessão conhecimento, redes e sustentabilidade.

Conferência: Ecosofia: um laço social enraizado, com Michel Maffesoli (Un. Paris V - Sorbonne, CNRS France).

· 11h00 – Sessão sociedade, redes e sustentabilidade – painéis de projetos-rede da sociedade civil.

· 13h30 - Sessão sociedade, redes e sustentabilidade – painéis de projetos-rede da sociedade civil.

· 14h30 – Sessão empresas, redes e sustentabilidade – painéis de projetos das empresas patrocinadoras.

· 16h00- Sessão território, redes e sustentabilidade.

Conferência: Redes Digitais e Sustentabilidade - a relação entre homem e meio ambiente na época das redes, com Massimo Di Felice (ECA-USP)

· 17h00 – Sessão empresas, redes e sustentabilidade

· Mesa redonda: “Como as empresas estão usando as redes digitais para envolver e educar seus públicos para a sustentabilidade?”

· Moderação: Ricardo Voltolini

· 19h30 – Encerramento do evento

No foyer do Teatro:

Lançamento do livro Redes digitais e sustentabilidade – as interações com o meio ambiente na era da informação. Editora Annablume.

Serviço:

Dia 16 de outubro – das 9h às 19h30

Teatro Aliança Francesa

Rua General Jardim, 182 –São Paulo

(próximo à estação República do Metrô – saída Caetano de Campos – próximo à Igreja da Consolação)

Inscrições: www.simposioecosofia.wordpress.com (grátis)

Comentários

Anônimo disse…
Os eventos gratuitos de oftalmologia em curitiba sempre são muito bons, e os melhores são os que entregam certificados de assistência.

Postagens mais visitadas deste blog

Oficina de Horta Vertical

IV Seminário de Saúde Ambiental será realizado em novembro