Fundação Amazonas Sustentável (FAS) leva artesãs do Amazonas para feira em São Paulo


Moradoras das Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Amanã, Mamirauá e Rio Negro participarão do Salão Mãos do Brasil, no Anhembi

São Paulo, 08 de dezembro de 2014 - O artesanato do Amazonas estará representado em São Paulo durante o Salão Mãos do Brasil, um dos maiores eventos de artesanato do país, que acontecerá entre 12 e 20 de dezembro, no Pavilhão de Exposições Oeste do Anhembi. Indicadas pelos grupos de artesanato de suas reservas, quatro artesãs dos rios Negro e Solimões levarão a beleza do trançado, a delicadeza das tradicionais panelas de barro e a sofisticação das joias produzidas com resíduos sólidos reciclados em Unidades de Conservação (UCs) do Amazonas. 

"Este é um momento muito importante para o projeto de artesanato nas Unidades de Conservação do Amazonas, uma vez que a cadeia produtiva fecha um ciclo e atinge o consumidor final", afirma Jousanete Dias, coordenadora da Regional Negro Amazonas que representará a FAS no evento ao lado do consultor Hygor Goellner.

O evento tem como objetivo agregar valores humanos e econômicos aos artesãos, preservar e difundir valores culturais e regionais por meio do artesanato brasileiro. Além disso, pretende promover a integração entre os segmentos de produção e comercialização do artesanato, além de estimular o potencial de crescimento dos artesãos.

No que diz respeito à cadeia produtiva do artesanato, a FAS e parceiros fizeram juntos um trabalho de capacitação e conscientização dos comunitários das regionais Negro Amazonas e Solimões, nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável Rio Negro, Amanã e Mamirauá.

Incentivo ao artesanato
Um apoio da Coca-Cola e da Aliança Empreendedora no Projeto Coletivo Artes possibilitou a ribeirinhos da RDS Rio Negro a geração de renda a partir do artesanato. Esta iniciativa ganhou prêmios nacionais com os artesanatos que antes não tinham tanto valor. Além disso, provocou uma mudança de hábito no descarte do pet e da latinha - pois há o reaproveitamento quase total para a elaboração destes artesanatos.

Na RDS Amanã, o apoio do SEBRAE resultou em grande reconhecimento do projeto com prêmios nacionais e internacionais. Já na RDS Mamirauá o histórico de produção de panelas de barro foi passado de pai para filho e é possível verificar alta qualidade no acabamento e design no resultado final.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oficina de Horta Vertical

IV Seminário de Saúde Ambiental será realizado em novembro