Meio ambiente: a história ambiental paulista

Debate

Meio ambiente: a história ambiental paulista



O Centro de Documentação e Memória (Cedem) da Unesp promove no dia 10 de junho, terça-feira às 18h, o debate sobre o livro: História ambiental paulista: temas, fontes, métodos (editora Senac, 304 páginas, 2007). O livro contém artigos de pesquisadores e ajuda a conhecer o passado para entender melhor as relações atuais de uso dos recursos naturais. Um conjunto de especialistas, análises técnicas sobre uma variedade de temas e os resultados de alguns dos mais recentes estudos das universidades paulistas sobre meio ambiente formam o seu conteúdo.

Organizado por Paulo Henrique Martinez, coordenador do Laboratório de História e Meio Ambiente da Unesp em Assis (SP), o livro reúne doutores e doutorandos das principais instituições paulistas de pesquisa como Unesp, Usp, Unicamp, e Puc. Acompanha as relações entre sociedade e meio ambiente nos 400 anos entre os séculos XVI e XX, sem perder o foco da atualidade e das implicações práticas dessas relações.

“Os capítulos foram estruturados com base em estudos de casos e de situações de cunho econômico, do imaginário, das dimensões políticas e culturais, em diferentes momentos da vida social paulista”, explica o organizador.



Expositor:



Paulo Henrique Martinez
(historiador - Usp, doutor em História – Usp e professor – Unesp/Assis-SP)


Debatedores:



Pedro Roberto Jacobi

(sociólogo e economista - Usp, doutor em Ciências Sociais - Usp e professor da FE-Usp e PROCAM-Usp)



Delmar Mattes

(geólogo – UFRGS, mestre em Urbanismo–FAU/Usp e colaborador de entidades e movimentos sociais)



Mediadora:



Célia Reis Camargo

(historiadora - Usp, doutora em História - Unesp, professora – Unesp/Assis-SP e coordenadora-Cedem/Unesp)

Comentários

Francisco Castro disse…
Olá, gostei muito do seu blog e de sua abordagem.

Parabéns!

Um abraço

Postagens mais visitadas deste blog

Oficina de Horta Vertical

Documentário inédito de Sandro Kakabadze, “Fogo Pantanal Fogo” evidencia que as queimadas no bioma atingiram um patamar sem precedentes e exigem uma nova consciência

Fogos de artifício: veterinário do CEUB dá dicas para proteger Pets durante o Réveillon