SBPC - Erosão genética ameaça espécies da Amazônia

 
 

Diminuição da variabilidade genética coloca várias espécies em risco de extinção.

Assunto será apresentado na Reunião Regional da SBPC em Tabatinga (AM).

           

            Plantas, animais e peixes da Amazônia podem estar correndo risco de extinção sem que a causa do problema esteja diretamente ligada à destruição do seu ecossistema. "Muitas espécies estão ameaçadas pela diminuição de sua variabilidade genética, por viverem isoladas em bolsões", alerta a bióloga Vera Maria Almeida Val, pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). "É a chamada erosão genética, tão perigosa quanto a destruição de um ecossistema, mas mais lenta", diz a pesquisadora que falará sobre esse assunto em uma palestra no dia 19 de março, durante a Reunião Regional da SBPC em Tabatinga – evento que a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência promove de 17 a 20 de março em Tabatinga (AM).

            Segunda a pesquisadora, uma estrada que corta uma floresta ou um lago que se forma separado do fluxo de um rio podem parecer inofensivos para a sobrevivência das espécies desses ecossistemas, mas não são. "Quando se criam 'bolsões' em ecossistemas há um aumento de consanguinidade entre as espécies, o que diminuí sua capacidade de adaptação e eleva o risco de extinção", explica. "Qualquer fator que bloqueie o fluxo gênico de uma espécie pode levar à erosão genética".

            Especialista em ecofisiologia de peixes, a pesquisadora conta que o INPA e outras instituições de ensino superior da Amazônia vêm realizando diversas pesquisas com peixes comerciais da região para avaliar a erosão genética em algumas espécies. Algumas delas, como o Tambaqui e o Pirarucu, podem não ser tão afetadas por pertencerem a uma população com o mesmo fluxo gênico. Outras, como o Tucunaré, que apresentam menor variabilidade genética, são mais suscetíveis. "Já há evidências de que a população do Tucunaré está diminuindo, e tudo indica que a causa está relacionada à erosão genética", ressalta.

            Mais informações e inscrições no site: http://www.sbpcnet.org.br/tabatinga/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oficina de Horta Vertical

Os Guardiões da Biosfera

Documentário inédito de Sandro Kakabadze, “Fogo Pantanal Fogo” evidencia que as queimadas no bioma atingiram um patamar sem precedentes e exigem uma nova consciência