Seminário MAPA inaugura Espaço de Consumo Responsável

 Iniciativa de organizações civis e subprefeitura da Lapa, inaugura Espaço da Cultura de Consumo Responsável

  • Abrindo as atividades do Espaço, será realizado, na quarta-feira, seminário sobre acesso a sementes crioulas e orgânicas, com a presença da Comissão de Produção Orgânica, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

  • Idec apóia o projeto e participa com oficinas sobre a relação entre consumo e mudanças climáticas


São Paulo, 26 de abril de 2010 – Na próxima semana, dia 28 de abril, será inaugurado o Espaço da Cultura de Consumo Responsável, no Tendal da Lapa, fruto da parceira com o Instituto Kairós; Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Universidade de São Paulo (USP); Projeto Nacional de Comercialização Solidária (Instituto Marista de Solidariedade e SENAES-MTE); apoio do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), Vitae Civilis, entre outras, e realização da Rede Semeando - Comercialização Justa Solidária,Tendal da Lapa e Subprefeitura da Lapa.
O objetivo do espaço é favorecer a educação para o consumo responsável, por meio de oficinas semanais, além de criar a oportunidade para o movimento agroecológico e da economia solidária, abrindo o espaço para pequenos produtores de produtos orgânicos e empreendimentos da economia solidária, que tem a sua produção pautada pelo comércio justo e sustentabilidade socioambiental.
A cada semana, todas às quartas-feiras, (a partir de 28/04, das 8h às 13h), temas relacionados ao consumo responsável serão abordados, por diversas organizações, em oficinas sobre: segurança alimentar e nutricional, trocas solidárias, educomunicação, entre outros. O Idec, Instituto Kairós e Vitae Civilis irão atuar na discussão que orienta a campanha Mude o Consumo para Não Mudar o Clima (www.climaeconsumo.org.br).
Para Adriana Charoux, pesquisadora do Idec, a importância do espaço se justifica pela escassez de incentivos aos produtores familiares e para a conscientização sobre a saúde da população e do Planeta. "Não basta tornar a produção "verde", é preciso repensar o modo de produção e consumo, para que ele viabilize a permanência da população no campo, garanta a proteção da biodiversidade, a fertilidade da terra, e aproxime mais a produção do consumidor".
SEMINÁRIO: "Desafios e Oportunidades do acesso a sementes crioulas e orgânicas"
Abrindo as atividades do espaço, será realizado no mesmo dia (28 de abril), das 8h às 13h, o seminário "Desafios e Oportunidades do acesso a sementes crioulas e orgânicas", promovido pela Rede Semeando - Comercialização Justa e Solidária, Tendal da Lapa/Subprefeitura da Lapa, com apoio do CPORG-SP (Comissão da Produção Orgânica de São Paulo), Instituto Kairós e Instituto Marista de Solidariedade (IMS).
O Seminário contará com a presença das principais redes de produção de sementes crioulas e orgânicas no Brasil como: a Bionatur (SC); UNAIC (RS); Associação Biodinâmica (SP); e Santuário de sementes (sul de MG). Para o debate, Marcelo Laurino, do MAPA/CPORG- SP, falará sobre Caminhos para Construção de Política Nacional de apoio a Sementes Crioulas e Orgânicas.
Data: 28 de abril ( quarta-feira) Horário: 8h30 – 13h00 Local: Teatro do Espaço Cultural Tendal da Lapa, Rua Guaicurus, 1100 - Lapa, São Paulo (ao lado da Subprefeitura da Lapa e prox. Estação de trem da Lapa e do Metrô Barra Funda)
Inscrição: Não é necessário fazer inscrição antecipada.
Programação
8h30-9h30 - Inscrição e Abertura 9h30-10h00- Objetivos do Espaço da Cultura de Consumo Responsável no Tendal da Lapa 10h00-11h00- Desafios do acesso a sementes crioulas e orgânicas no Brasil Representante da Associação de Agricultores Orgânicos - AAO: O avanço da produção e comercialização de sementes híbridas e transgênicas
estemunho de Agricultor: desafios do acesso, atendimento ao mercado e de montagem de uma Casa de sementes crioulas.
11h00-11h30 - Visita ao "Espaço da Cultura de Consumo Responsável no Tendal da Lapa - produtos Agroecológicos e da Economia Solidária"
11h30-12h30- Oportunidades de acesso a sementes crioulas e orgânicas
Depoimento de representantes de Redes de produtores de Sementes crioulas e orgânicas do Brasil: Bionatur- Rodrigo Dutra (SC), UNAIC- André F. dos Santos (RS), Associação Biodinâmica (SP)
12h00-12h30- Caminhos para Construção de Política Nacional de apoio a Sementes Crioulas e Orgânicas - Marcelo Laurino (MAPA / CPOrg - SP)
12h30- 13h00- Encerramento

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oficina de Horta Vertical

Os Guardiões da Biosfera

Documentário inédito de Sandro Kakabadze, “Fogo Pantanal Fogo” evidencia que as queimadas no bioma atingiram um patamar sem precedentes e exigem uma nova consciência