elém mobiliza 251 alunos e coleta 220 kg de lixo em ação prévia ao Dia Mundial da Limpeza
Mutirão de limpeza marca mobilização da juventude na cidade da COP30
Jovens que Limpam (Crédito: Instituto Limpa Brasil)
Belém (PA) realizou nesta terça-feira (19) uma grande mobilização ambiental como parte do esquenta que antecipa a campanha internacional do Dia Mundial da Limpeza, marcada para 20 de setembro, e que envolve milhões de pessoas em mais de 190 países.
Reunindo 251 alunos da rede pública estadual em atividades de conscientização e limpeza urbana. A ação, promovida pelo Instituto Limpa Brasil, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC), a Secretaria Executiva de Serviços Urbanos de Belém (SEZEL), Cooperativa de catadores de materiais recicláveis Aral, AmazôniaTec e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA).
A manhã começou com a chegada dos alunos por volta das 9h na Escola Idalina, no bairro do Cruzeiro, onde foram recebidos por voluntários e equipes das secretarias parceiras.
Logo após, foram distribuídos os materiais de proteção e coleta, como luvas, sacos e demais Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Os alunos foram organizados em grupos e orientados sobre suas rotas e funções durante o mutirão. Pouco depois, os grupos saíram pelas ruas do entorno escolar com muita disposição para recolher resíduos descartados de forma inadequada.
Jovens que Limpam (Crédito: Instituto Limpa Brasil)
A ação teve caráter educativo, reforçando a importância do cuidado com os espaços públicos e do descarte correto de lixo. O mutirão seguiu até os grupos retornarem ao ponto de encontro com os resíduos coletados. O esforço conjunto resultou na retirada de 220,897 kg de lixo das vias próximas, resultado concreto da mobilização.
O evento faz parte do programa “Meu Futuro, Minha Voz – Missão Dia Mundial da Limpeza”, que integra educação climática, protagonismo estudantil e ações práticas em prol do meio ambiente.
A capital paraense, futura sede da COP30 – Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, vem se destacando como polo de articulação e engajamento ambiental, especialmente com a participação ativa das novas gerações.
“A proposta de envolver as escolas desde já é um convite para que todos se mobilizem e aprendam que cuidar do planeta começa pelo próprio bairro, rua e escola”, destaca Edilainne Muniz, diretora executiva do Instituto Limpa Brasil.
Jovens que Limpam (Crédito: Instituto Limpa Brasil)
Além da participação direta na limpeza urbana, a ação serviu como preparação para os Brigadistas Climáticos, estudantes que atuarão como agentes multiplicadores nas escolas e comunidades. Também abriu espaço para o Concurso de Fotografia, que premiará os melhores registros visuais da campanha.
A mobilização fortalece a agenda ambiental do estado e valoriza o destaque estudantil em suas comunidades. A iniciativa também contribui diretamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda global adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) com 17 metas voltadas à promoção de um futuro mais justo, inclusivo e ambientalmente equilibrado.
Comentários