Produtos ecologicamente corretos e consumo consciente ganham destaque em feira de econegócios

De acordo com pesquisa, brasileiro sabe que tem o poder de influenciar atitudes sustentáveis nas empresas

De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Akatu e Instituto Ethos em 2006/2007 - sobre as pretensões dos consumidores frente ao movimento de Responsabilidade Social das Empresas, o brasileiro sabe que tem o poder de influenciar as atitudes empresariais, porém, os números ainda crescem timidamente. Em 2002, 77% dos entrevistados disseram que acreditam interferir na maneira de como uma empresa atua de forma responsável. Em 2004, o percentual subiu para 76% e em 2007 abaixou para 75%. Atualmente, um em cada três brasileiros busca informações sobre o comportamento das empresas e quase na mesma proporção, ouviu ou leu sobre esforços de empresas em melhorar seu desempenho social e ambiental.

A prática do consumo consciente deve ser aplicada diariamente. Ler o rótulo das embalagens antes de comprar, conhecer a empresa que fabrica os produtos consumidos, perceber a real necessidade de usar ou descartar recursos naturais, como a água são algumas ações responsáveis e que são contribuições voluntárias e solidárias para garantir a sustentabilidade da vida no planeta.

Empresas devem se adaptar às regras de conscientização ambiental para estarem inseridas no mercado nos próximos cinco anos. “Nosso objetivo é atrelar a sustentabilidade à uma realidade verdadeira de consumo”, diz Ricardo Guggisberg, idealizador da Eco Business Show 2009, acrescentando que “além de ter uma feira de econegócios, daremos a oportunidade de venda aos expositores e de consumo consciente aos visitantes”.

Para conquistar reciprocidade e confiança no consumidor de que produtos sustentáveis devem ser atrelados à prática de seus hábitos de consumo tanto para bens de primeira necessidade, como para bens duráveis, a feira pretende entender a percepção dos consumidores em relação à responsabilidade social empresarial para estabelecer uma tendência de um consumo consciente. “A idéia é a de que o público saiba o processo do ciclo de vida dos mais diversos produtos, como sua fabricação, consumo e descarte”, comenta Guggisberg. O empresário explica que a feira será uma grande vitrine para entender melhor as relações entre consumo e meio ambiente, como é feito o processo desde a matéria-prima até os bens de serviço e quando um produto é considerado sustentável. Os consumidores conhecerão também como utilizar e reaproveitar materiais e sistemas não poluentes, que consomem menos matéria-prima de recursos naturais não-renováveis e menos energia; uso da reciclagem, eficiência energética; origem de recursos renováveis; racionalização em água; gestão de resíduos; impactos globais, entre outros assuntos.


ECO Business Show 2009
A Feira e Congresso Internacional de Econegócios e Sustentabilidade reúne pelo segundo ano consecutivo empresas e lideranças comprometidas com econegócios. O evento que ocorre entre os dias 1 e 3 de setembro, no Centro de Exposições Imigrantes, São Paulo, abre espaço para o benchmarking, aprendizado, reflexão e socialização de informações voltadas ao assunto. Com o tema Negócios e Cidades Sustentáveis, o grande destaque deste ano é o Green Supply Chain - cadeia produtiva verde. Serão três frentes para discussões: construção civil, transportes e indústria com foco em energia, matéria-prima e tecnologia, o objetivo é mostrar que é possível minimizar os impactos nocivos ao meio ambiente e oferecer a sociedade produtos e serviços economicamente viáveis e ambientalmente corretos. As inscrições para o evento já estão abertas e podem ser feitas pelo site www.ecobusinessshow.com


Serviço:
Data: 1,2 e 3 de setembro de 2009
Local: Centro de Exposições Imigrantes, São Paulo (SP)
Mais informações: www.ecobusinessshow.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oficina de Horta Vertical

Os Guardiões da Biosfera

Documentário inédito de Sandro Kakabadze, “Fogo Pantanal Fogo” evidencia que as queimadas no bioma atingiram um patamar sem precedentes e exigem uma nova consciência