Projeto Horta em Casa quer melhorar a alimentação da população


Realizadas pelo Instituto GEA, oficinas orientam como plantar em sua própria casa e mostram os benefícios de se alimentar corretamente

 

O Projeto Horta em Casa, realizado pelo Instituto GEA – Ética e Meio Ambiente, promove a conscientização sobre alimentação saudável. Com recursos do FEMA – Fundo Especial para o Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo, o projeto conta com oficinas em bairros da Zona Leste de São Paulo, mostrando como é possível se alimentar de maneira mais saudável e ambientalmente correta, com mais economia, por meio da plantação de alimentos ricos em nutrientes dentro de casa.

 

O projeto está acontecendo na União de Vila Nova, antiga favela Pantanal, na Zona Leste de São Paulo, já urbanizada. "O projeto quer ajudar a população de baixa renda a repensar sua alimentação. As pessoas gastam muito e comem mal - e podem gastar menos e comer melhor", explica Ana Maria Luz, presidente da ONG. O consumo de alimentos não saudáveis, aliado à falta de exercícios físicos, levou o Brasil a alcançar níveis preocupantes de sobrepeso e obesidade: 48,1% dos brasileiros estão acima do peso e 15% já são considerados obesos, de acordo com pesquisa do Ministério da Saúde.

 

Nas oficinas, o técnico agrônomo José Luis Tomita ensina como é fácil plantar frutas e verduras em vasos dentro de casa ou no quintal, e são preparadas receitas com o aproveitamento integral dos alimentos, como talos e cascas. As oficinas acontecem todos os meses. Além das orientações, os participantes recebem um kit para o plantio, com um avental, vasos, terra, adubos e sementes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oficina de Horta Vertical

Os Guardiões da Biosfera

Documentário inédito de Sandro Kakabadze, “Fogo Pantanal Fogo” evidencia que as queimadas no bioma atingiram um patamar sem precedentes e exigem uma nova consciência