Especialista norte-americano em degradação de plásticos faz palestra em São Paulo na segunda-feira de manhã

São Paulo, 27 de junho de 2008 - A Plastivida Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos promove na segunda-feira, dia 30, uma palestra com o professor Joseph Greene, coordenador do estudo encomendado pelo governo da Califórnia para avaliar os processos de degradação dos plásticos e municiar o estado das informações necessárias para a adoção de uma política pública eficiente e ecológica.



O estudo coordenado por Greene, intitulado Performance Evaluation of Environmentally Degradable Plastic Packaging and Disposable Food Service Ware, testou a decomposição de plásticos convencionais, dos biodegradáveis, dos oxi-biodegradáveis e de outros. Produzido pela Universidade Estadual da Califórnia e pelo Chico Research Foundation, foi solicitado pelo governador Arnold Schwarzenegger e demonstrou-se decisivo para a Califórnia optar pela não-obrigatoriedade dos plásticos chamados oxi-biodegradáveis.



PhD em engenharia química pela Universidade de Michigan e professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual da Califórnia, Greene explicará o resultado de seu trabalho em São Paulo, no 9º Simpósio Plastivida - Sacolas Plásticas e Meio Ambiente: Importância Estratégica de sua Correta Destinação.



"O que o estudo de Greene nos mostra é que os oxi-biodegradáveis, na verdade, não são biodegradáveis, ou seja, se fragmentam, mas continuam a poluir o meio ambiente. Além disso, o aditivo que promove essa fragmentação impede a reciclagem do plástico", afirma Francisco de Assis Esmeraldo, presidente da Plastivida.



A gestão Schwarzenegger investe fortemente no gerenciamento do lixo urbano por meio do programa California Integrated Waste Management Board, em parceria com a indústria, os municípios e outras entidades. "A Califórnia tem uma grande lição a dar ao Brasil. O estado resolveu se aprofundar na questão da degradação dos plásticos antes de adotar qualquer tipo de medida, e é por isso que estamos promovendo este intercâmbio", diz Esmeraldo.



Durante o evento, também serão abordados temas como a revalorização das sacolas plásticas no pós-consumo e o trabalho que vem sendo realizado pela indústria brasileira para promover o uso responsável das sacolinhas plásticas, por meio do Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas.



"A indústria nacional assumiu o compromisso de promover o uso responsável dos plásticos, seja ele em forma de embalagem ou sacolas. Nosso objetivo é fazer prevalecer os 3R's: Reduzir, Reutilizar e Reciclar", afirma Esmeraldo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oficina de Horta Vertical

Documentário inédito de Sandro Kakabadze, “Fogo Pantanal Fogo” evidencia que as queimadas no bioma atingiram um patamar sem precedentes e exigem uma nova consciência

Fogos de artifício: veterinário do CEUB dá dicas para proteger Pets durante o Réveillon