Lei do Mato Grosso defende desmatadores e enfraquece a proteção ao meio ambiente, alerta Greenpeace Brasil

 


Outubro de 2024 – O Greenpeace Brasil repudia a lei estadual 12.709/2024, sancionada pelo governo do Mato Grosso na quinta (24), pois esta representa um retrocesso na luta contra o desmatamento. Ao vedar o acesso a incentivos fiscais para empresas que fazem parte da Moratória da Soja, mecanismo vigente desde 2006 e eficaz em reduzir o desmatamento associado ao cultivo da soja, a legislação coloca a credibilidade da soja brasileira em cheque e efetivamente facilita a atuação de desmatadores.

“A aprovação do PL em Mato Grosso não deve ser vista como um movimento isolado. Existem iniciativas orquestradas por parte de produtores e entidades representativas do setor, com apoio de governantes que visam acabar com qualquer possibilidade de acordos e dos mecanismos que auxiliem na defesa do meio ambiente. Esses atores alegam a necessidade de se ater à ilegalidade como critério de compra por parte das comercializadoras de soja, mas atuam simultaneamente para flexibilizar leis e normas, como é o caso da resolução 5.081/2023 sobre Crédito Rural”, pontua a coordenadora da frente de Florestas do Greenpeace Brasil, Cristiane Mazzetti.

“O objetivo final é extinguir qualquer restrição que seja imposta à produção agropecuária executada de maneira predatória. Primeiro usam o discurso da legalidade ao passo que atuam  para transformar o que é ilegal em legal. Trata-se de uma defesa da continuidade do desmatamento”, comenta o estrategista sênior do Greenpeace Brasil, Paulo Adario. “Os produtores brasileiros de soja estão colocando a perder os mercados internacionais, que não compactuam com o desmatamento, e sofrerão as consequências desse desmonte orquestrado”, completa.

No contexto atual de emergência climática e de perda de biodiversidade, a necessidade evidente é de aumentar a ambição das ações por parte de governos e demais atores da sociedade. Propostas que seguem na direção oposta, defendendo a flexibilização de leis, regras, e que tentam minar iniciativas bem-sucedidas na redução do desmatamento, são irresponsáveis e precisam ser repudiadas.

Sobre o Greenpeace Brasil

O Greenpeace Brasil é uma organização ativista ambiental sem fins lucrativos, que atua desde 1992 na defesa do meio ambiente. Ao lado de todas as pessoas que buscam um mundo mais verde, justo e pacífico, a organização atua há mais de 30 anos pela defesa do meio ambiente denunciando e confrontando governos, empresas e projetos que incentivam a destruição das florestas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oficina de Horta Vertical

Documentário inédito de Sandro Kakabadze, “Fogo Pantanal Fogo” evidencia que as queimadas no bioma atingiram um patamar sem precedentes e exigem uma nova consciência

Fogos de artifício: veterinário do CEUB dá dicas para proteger Pets durante o Réveillon