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Cinturão Verde terá a plantação de 80 mil mudas produzidas por pesquisadores do campus Sorocaba da UFSCar

Plantio será feito por sete mil voluntários no próximo dia 16 na ecofábrica da Toyota O Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade (CCTS), campus Sorocaba da UFSCar, foi o responsável pelo planejamento e produção das mudas que serão plantadas no Projeto "Morizukuri", no próximo dia 16 de outubro, na ecofábrica da Toyota, em Sorocaba. Ao todo serão 80 mil mudas de espécies de floresta atlântica, que serão plantadas por cerca de sete mil voluntários em apenas uma hora. O projeto, denominado de "Morizukuri", que significa "construir florestas", foi desenvolvido e planejado com o apoio do Curso de Engenharia Florestal do campus Sorocaba e pelo Grupo Semear - Sementes e Mudas e Ecologia Aplicada a Restauração -, que tem a coordenação dos professores Fatima Piña-Rodrigues e José Mauro Santana, do Departamento de Ciências Ambientais (DCA) da UFSCar. O plantio é uma promoção da Toyota-Sorocaba, que está instalando na cidade a sua ecofábrica com a

Sustentabilidade corporativa: um reporte dos avanços globais

Por Ricardo Zibas*             A KPMG International, em conjunto com a Economist Intelligence Unit , divulgou recentemente um estudo sobre a importância da sustentabilidade dentro do ambiente de negócios e a atitude dos executivos em relação ao tema. Esta pesquisa global entrevistou 378 gestores de empresas em uma série de indústrias, abrangendo a América do Norte, Europa, Ásia, Oceania, América do Sul, África e Oriente Médio. Cerca de 40% das organizações pesquisadas possuem receita anual superior a US$ 1 bilhão.             Como principais tendências identificadas pelo estudo, podemos citar: ·         Nos últimos três anos, o tema sustentabilidade subiu em prioridade na agenda corporativa: 62% dos respondentes possuem uma estratégia específica para o assunto, em comparação aos 50% que a possuíam em fevereiro de 2008, data da pesquisa anterior; ·         Os drivers principais foram ampliados: apesar de as exigências regulatórias, reputação da marca

Energia sim, Belo Monte Jamais!

Anderson Castro (anndinho) Estudante de Psicologia da UFPA Comitê Metropolitano Xingu Vivo Para Sempre Coordenador da Rede Emancipa PA @_andersonPSOL50 Antes de debatermos questões que dizem respeito aos impactos sócio-ambientais, precisamos desconstruir algumas inverdades ditas pelos grandes interessados em garantir com que a Usina Hidrelétrica (UHE) de Belo Monte saia do papel, a saber, governo federal, empresas eletro-intenisivas empreiteiras entre outros. Para tal, é válido lembrar do tema “ENERGIA SIM, BELO MONTE NÃO!” usado em uma vídeo-matéria do Green Peace, onde os ativistas colocam um “Belo Monte de estrume”, na entrada principal do prédio da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), em Brasília (DF) durante o leilão das obras referentes a Belo “Monstro”, mostrando o que acham no que vai dar o referido projeto. É notório que a população de nosso país necessita de energia, a exemplo de algumas cidades que, em pleno século XXI, não têm energia elétrica ou possuem forn

DICAS PARA MUDAR A ATITUDE

Palestra discute como empresas podem adotar medidas de  desenvolvimento social e sustentável No atual cenário mundial, cuja ênfase para as questões socioambientais é notória, a preocupação e o engajamento de empresas de todos os setores nessas causas vem crescendo significativamente. Para mostrar como aproveitar o potencial que o Brasil tem em captar e mobilizar recursos para investir em projetos sociais e sustentáveis, a   Pós-Graduação da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP)   realiza a   palestra   “Educação para o Consumo Consciente: Multiplicando para Transformar”   no dia 15/09 (quinta-feira), às 19h30. O evento será ministrado pela pedagoga Heloísa Melillo, que é também arte-educadora em escolas, bibliotecas públicas e Secretarias de Educação. Foi fundadora e diretora da Associação de Arte-Educação do Estado de São Paulo e da comissão de análise dos materiais didáticos de educação artística. A palestrante irá discutir o atual cenário do terceiro setor e a

Econotas: Consumo sustentável, eis a questão!

Econotas: Consumo sustentável, eis a questão! : O tema do impacto ambiental do consumo se tornou uma questão de política ambiental relacionada às propostas de sustentabilidade. Consumidor...

EORIA E PRÁTICA EM DEFESA DO XINGU!

ATO PÚBLICO NA XV FEIRA DO LIVRO   TEORIA E PRÁTICA EM DEFESA DO XINGU!   O mundo da ciência e do conhecimento não é neutro, não esta isento de responsabilidades com a expropriação, com a exploração, com a injustiça. O mundo da ciência, no tempo da modernidade, fez uma opção. Tem um lado bem definido. Infelizmente serve aos senhores do mercado, da indústria, do capital. Felizmente os rebeldes também estão no mundo da ciência. Refletem, estudam, ponderam, indignam-se. Felizmente ainda existem teoria e prática contestadora, transformadora, revolucionaria. Para contestar, protestar, transformar, revolucionar costumes, conceitos, modelos e paradigmas é que nós estudamos e agimos. Para tocarmos todos aqueles que ainda não se renderam ao mundo do consumo, da destruição, é que nós gritamos bem alto: VIVA O RIO XINGU, VIVO PARA SEMPRE!   ATO PÚBLICO CONTRA BELO MONTE NA XV FEIRA DO LIVRO   LOCAL:  EM FRENTE AO HANGAR – CENTRO DE CONVENÇÕES DA AMAZÔNIA / BELÉM-PA

MENOS CARROS E MAIS CIDADE

Por Itamar Berezin O problema do trânsito nas grandes cidades é um tema que cada vez mais ganha voz na discussão de diferentes setores. Em meio a tantas conversas, muitos são os motivos apontados para o caos que parece não ter mais solução. Mas o que alguns ainda não se atentaram é que o setor da construção e arquitetura também influencia não somente no crescimento das metrópoles, mas, também, na quantidade de carros que circulam nelas. Em uma cidade como São Paulo, que possui mais de 11 milhões de habitantes, o uso dos automóveis é uma verdadeira cultura. São cerca de 3,5 milhões carros emplacados e circulando na capital, além daqueles que vêm de fora e entram na cidade todos os dias. Mas há espaço para toda esta frota de veículos? Buscando atender esta demanda, escritórios de arquitetura e construtoras têm projetado prédios que contemplam um número maior de  vagas por exigência da legislação, agravando  ainda mais a já complicadíssima situação do trânsito. Por exemplo: