Fwd:





TRANSIÇÃO ENERGÉTICA

MUDANÇAS CLIMÁTICAS DESAFIAM

O "BALANÇO ZERO" DE EMISSÕES

Brasil terá de aumentar sua capacidade de geração em 6% para atingir a meta até 2050

 

Especialistas, Executivos e autoridades do setor energético se reúnem nesta amanhã, quinta-feira (25/11), no 6º Seminário de Energias Renováveis e Eficiência Energética, das 8:00h às 18:30h, em modo online, para debater as mudanças climáticas e os caminhos que o País precisa seguir no processo de transição energética rumo a uma matriz de baixo carbono.

A agenda do evento inclui também discussões sobre Eficiência Energética, novas fontes de energias renováveis, além do papel da geração nuclear para garantir energia firme e limpa ao País e evitar futuras crises de energia, em decorrência das mudanças climáticas. Participam, entre outros órgãos e instituições, representantes do Ministério de Minas e Energia, Eletrobras (PROCEL), Eletronuclear, BNDES, BNB, Firjan, Instituto Ilumina, Abesco, Absolar, Abeeólica, IEMA, ABIB (biomassa) e ABGD.

 

Correndo contra o tempo

Os últimos relatórios do IPCC e da Agência Internacional de Energia são absolutamente conclusivos: o homem tem menos de 30 anos para zerar as emissões de carbono. Segundo estudo do especialista José Luiz Alquéres, ex-Presidente da Eletrobrás e da Light, para atingir essa meta o Brasil precisará investir US$ 30 bilhões por ano, já a partir de 2022, de maneira a garantir uma produção de 450 mil MW de energia limpa para atender a demanda estimada em 2050. Para isso o País terá de aumentar em 6% por ano a capacidade de geração brasileira.

O especialista fez as contas para explicar seu raciocínio: Partindo do fato que Brasil produz 170 mil MW, terá de jogar fora 60 mil MW e retrofitá-los. Sobram 110 mil MW, que terão de ser quadruplicados em menos de três décadas o que significa aumentar em 6% por ano a capacidade de geração brasileira. De acordo com as contas de Alquéres, cerca de 300 mil MW virão de fontes intermitentes. Dos 150 mil MW restantes de fontes permanentes, dos quais cerca de 40 a 60 mil MW deverão vir de fontes nucleares, que deverão estar em operação até 2050.

Algumas pessoas acham absurda essa meta de 450 mil MW, mas segundo ele, é perfeitamente viável com investimentos da área e petróleo que começam a se reduzir, e essa meta é um quarto do que os EUA têm hoje. Isto porquê, o ano de 2021 marcou o "pico" da produção de petróleo que, daqui para a frente, só tende a decair.

Impasse do clima

Com forte impacto sobre o meio ambiente e o bolso do consumidor, a contratação de novas usinas térmicas, conforme prevê a lei de privatização da Eletrobrás, vai resultar em um aumento de 33% nas emissões anuais do setor elétrico em comparação com 2019, com efeitos não apenas na qualidade do ar, mas também no uso da água. O alerta é do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), que vai participar do evento. O Instituto considera inadiável intensificar os esforços de descarbonização, ao contrário do que acontece hoje no Brasil.

As térmicas têm sido a única opção do País para enfrentar a ameaça de racionamento gerada pela crise hídrica que tem impacto direto na geração de energia do País, cuja matriz elétrica ainda depende em mais de 60% de usinas hidrelétricas. E a tendencia é que o problema continue, até que o País consiga suprir com outras fontes limpas e eficientes a perda da capacidade hidrelétrica.

Outra prioridade inadiável é incluir a eficiência energética de forma contínua em seu planejamento, para evitar futuras crises energéticas.

                Todas estas questões estão no VI Seminário Nacional de Energias Renováveis e Eficiência Energética. O objetivo é debater tecnologias, soluções e experiências que possibilitem o uso mais racional da energia disponível, além do papel reservado às novas fontes renováveis e limpas na matriz energética do País.

Para assistir os debates, acesse o link:

https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_g9cNaAnxRTaJvnhp_VtY0w

Para assistir através, basta entrar na plataforma por este link e adicionar seu nome e amail.

Se preferir, também pode acessar pelo Youtube no link: https://youtu.be/0lHbX4np6ig

Inscrições abertas em www.eventoscasaviva.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oficina de Horta Vertical

IV Seminário de Saúde Ambiental será realizado em novembro